O que eu fiz neste projeto:
Contexto:
Doji é uma startup do Reino Unido nascida em 2019 que tem como propósito mudar os hábitos de consumo de produtos eletrônicos como smartphones e tablets, contribuindo para um planeta mais sustentável. Através de uma plataforma de precificação inteligente e transparente, a Doji torna muito mais simples e confiável comprar e vender produtos usados para que eles ganhem vida nova e não sejam descartados como lixo eletrônico, reduzindo assim o impacto ambiental.

Junto com o crescimento da empresa veio a necessidade de criar uma mensagem mais ousada e consistente para o público, o que viria através de uma estratégia de marca aprofundada e de um posicionamento de mercado claro e assertivo. O principal desafio foi captar a essência única da marca e traduzi-la em uma identidade verbal e visual que criasse a percepção desejada pelo público e a diferenciasse da concorrência.
Estratégia:
Através da imersão com o cliente identificou-se que as principais necessidades giravam em torno de construir awareness e confiança para a marca, para isso era fundamental expressar com mais clareza, consistência e transparência o que a empresa é e o que ela faz. As respostas vieram na descoberta da essência da marca, que se desdobra em três principais pilares: o valor intangível e único que o produto oferece aos consumidores, a sustentabilidade como um estilo de vida e uma experiência do consumidor humana e empática. Estes pilares foram a base para todo o desenvolvimento estratégico que posteriormente deu origem às expressões visuais e verbais.
Materialização:
A estratégia deu origem à nova identidade verbal e visual, ambas trazendo a tona tudo o que a marca precisava para transmitir confiança ao público: um tom de voz mais amigável, simples e empático; positividade; fotos e cores mais vibrantes; elementos gráficos mais orgânicos, remetendo à natureza e sustentabilidade, um dos principais pilares da marca. Tudo isso combinado trouxe a personalidade que a marca precisava para criar uma conexão mais significativa com os consumidores.
Prueba WhatsApp